A famosa careca do goleiro da seleção francesa que derrotou o Brasil na Copa do Mundo de 1998 é bastante lembrada por muitos brasileiros. Fabien Barthez é um dos algozes daquele Mundial que grande parte dos torcedores do Brasil gostariam de esquecer. Iniciou sua carreira como jogador profissional no pequeno Toulouse. Suas atuações no modesto clube chamaram a atenção do Marseille, considerada a melhor equipe francesa naquela época.
Em pouco tempo já era titular absoluto e conquistou, na temporada 1992/1993, o Campeonato Francês e a Liga dos Campeões. Por esta última conquista, tornou-se o mais jovem goleiro a vencer a competição, aos 22 anos. Essa marca só foi ultrapassada pelo espanhol Iker Casillas, em 2000. Mas a conquista do Campeonato Francês daquela temporada não teve um desfecho digno de campeão. Foi descoberto um esquema de corrupção e manipulação de resultados por parte do Marseille. A equipe foi multada e teve o título anulado. Sem dinheiro para pagar a conta, a equipe foi rebaixada para a segunda divisão do futebol francês. Apesar de várias propostas de outros clubes, Barthez continuou no time e venceu o campeonato na temporada seguinte
Depois do ocorrido, o goleiro se transferiu para o Mônaco, onde permaneceu durante cinco temporadas e foi campeão nacional em duas oportunidades. Em 2000 foi considerado o melhor goleiro do mundo. Barthez também se destacou e fez história na seleção francesa. Foi campeão do mundo em cima do Brasil em 1998 e participou das conquistas da Eurocopa 2000 e da Copa das Confederações de 2003. Ao todo, foram 87 partidas com a camisa da seleção nacional, o goleiro que mais vezes defendeu a França em competições oficiais.
Pelas excelentes atuações durante a Copa do Mundo de 1998, Fabien Barthez despertou o interesse do Manchester United. Em uma transação de quase 8 milhões de euros, o francês foi para a Inglaterra. O goleiro não conseguiu o mesmo destaque que teve nos anos anteriores e após três temporadas defendendo os Red Devils retornou ao Marseille. Antes de encerrar a carreira ainda jogou por pouco tempo pelo Nantes.
A trajetória de Fabien Barthez no futebol foi marcada pela sua agilidade, velocidade e boa reposição de bola. E, para os brasileiros não ficarem tão ressentidos, o goleiro também protagonizou uma jogada histórica a favor do Brasil. Em 1997, Roberto Carlos, lateral da seleção brasileira, se prepara para cobrar um tire livre direto a cerca de 35 metros de distância da meta de Barthez….
Barthez foi, sem dúvida, uma das grandes figuras do futebol mundial. Com altos e baixos na sua carreira, conseguiu manter seu nome na história em boas e más oportunidades. Esse fato é o que o torna, realmente, um ídolo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário